quarta-feira, 6 de maio de 2015

Reportagens - Nova Placa Preta

Saiu hoje, no suplemento Jornal do Carro, do jornal O Estado de São Paulo, a reportagem sobre as diretrizes da FBVA - Federação Brasileira de Veículos Antigos, sobre a nova placa de licença para veículos. Essa nova placa abrange o Mercosul, sendo que todos os veículos do eixo utilizarão o mesmo padrão. Muitos me perguntaram: - como ficarão as placas pretas? A resposta segue na reportagem abaixo. 


O nome "placa preta" deverá ser extinguido, afinal não terá nada de preto. Em substituição, talvez, receba o nome "placa histórica". O mais importante disso tudo é que haverá uma placa extra concedida pela FBVA, que dará credibilidade ao carro que a ostentar. Com isso, quem sabe, acabem as placas irregulares ou emitidas por "clubes" a serviço dos despachantes, criados com o único objetivo de conceder essas placas para seus clientes, sem nenhum critério.  Nada contra os despachantes, que também são enganados. Caberia as autoridades a investigação dos verdadeiros clubes e aqueles que são apenas fictícios, registrados no Denatran, mas não representam nenhuma classe ou entidade, foram criados com o único objetivo de conceder placa preta a quem quiser pagar.
Exige o credenciamento do seu clube na FBVA, isto lhe dará garantia de honestidade. 

2 comentários:

João Cesar Santos disse...

No final da reportagem diz que as novas placas padrão Mercosul somente serão obrigatórias para os novos emplacamentos. Então quem já tem a placa preta tradicional não será obrigado a substituí-la imediatamente, somente serão substituídas as placas atuais nos casos de transferências (mudança de proprietário, município, categoria) como ocorreu quando da substituição das placas amarelas por cinza. Quem tem veículo com a PP pode ficar tranquilo, vai mais uns 15 anos até o governo obrigar a realizar a substituição das placas atuais por placas Mercosul (as amarelas o prazo foi de 10 anos se não estou enganado). Quanto a nova 'placa preta da FBVA', pelo que entendi será um 'opcional' para os veículos que receberem o Certificado de Orginalidade. Eu posso fazer a vistoria de 'veículo histórico' no clube, que vai aprovar e mandar a documentação para a FBVA expedir o Certificado de Originalidade e com esse documento vou no detran e faço a alteração de categoria para 'veículo de coleção' lacrando com as novas placas. Caso eu não queira a Placa Preta da FBVA não haverá nenhum prejuízo. Ou a FBVA no momento da expedição do C.O vai confeccionar uma 'placa preta FBVA'?

Felipe Nicoliello disse...

João,

Como nada ainda está regulamentado e ainda temos que incluir os países do Mercosul, a demora deverá ser bem grande até a obrigação de substituí-las.
Hoje, um veículo avaliado por um clube federado a FBVA recebe um adesivo da Federação, mostrando que foi cadastrado na referida.
O que irá acontecer será uma sofisticação, ao invés do adesivo, vem a placa suplementar, dando mais credibilidade na avaliação do veículo. Mas nada mudará, clubes não federados continuarão emitindo o Certificado de Originalidade.