O assunto "Limpadores de para-brisa do Puma" é bem interessante pelas mudanças ocorridas ao longo do tempo, desde o GT Malzoni, com limpadores normais, descanso no lado do passageiro; Puma GT, GTE e GTS com limpadores cruzados; Puma GTE, GTS com limpadores paralelos e por fim a volta dos tradicionais limpadores, mas com descanso no lado do motorista.
Já falamos dos códigos do fabricante:
Falamos também da cor dos braços e palhetas:
E depois das haste e pinos dos limpadores cruzados:
A seguir mostramos o catalogo de peças do concessionário Puma, com desenho, nome e números das peças. Primeiro dos limpadores cruzados, que começou com o Puma GT (DKW) em 1967 e logo depois incorporado no Puma GT 1500 em 1968 e indo até inicio, bem princípio de 1974.
A partir do segundo trimestre - não existe registro preciso, mas sabe-se que apenas as primeiras unidades de 1974 contam com limpadores cruzados - os limpadores passaram a ser paralelos e descansando no lado do motorista, como nos modelos Mercedes SL, que até 1970 eram cruzados e a partir de 1971 passaram a ser paralelos.
A partir da segunda série do GTE, GTS, em março de 1976, a nova carroceria do Puma recebeu limpadores mais tradicionais, com descanso no lado do motorista, bem ao estilo Porsche.
E em 1979, os limpadores passaram a ser na cor preta ante a prateada anterior. O friso da borracha do para-brisa também perdeu o brilho, sendo na cor preta. Esse preto era o preto fosco automotivo.
Um comentário:
O pivô do 79 é exatamente o mesmo do Doginho!
Postar um comentário