No dia 25 de novembro de 1974 no jornal diário "A Tribuna", da cidade de Santos-SP saiu um artigo mencionando o Mini-Puma presente no Salão do Automóvel daquele ano, há 42 anos. A descoberta foi do meu amigo Eduardo Rodrigues, jornalista de Santos.
Interessante o texto, só vem corroborar minha tese que a Puma estava anos a frente da concorrência. Tudo que se lê no artigo parece bem atual, veículo barato, econômico, fácil manutenção, eficiente, espaçoso e com linhas modernas. Até nos problemas, o assunto parece atual, o governo não libera o empréstimo para a construção da nova fabrica.
Abaixo o chassi do Mini-Puma, com motor dianteiro e dimensões reduzidas.
4 comentários:
Só para ver como são as coisas, há 42 anos atrás, quando a tecnologia era praticamente nula, se tinha muito mais ousadia para se fazer automóveis do que hoje, que temos toda a tecnologia possível e imaginável para se fazer carros interessantes e no entanto hoje, tudo o que se vê é mais do mesmo.
Ola Felipe,
Estava eu passeando pela internet e no site Lexicar (alias uma pagina bem interessante) tem uma foto de um protótipo do mini puma que nunca tinha ouvido falar. Eu conhecia o primeiro projeto do mini-puma apresentado no salão de 74 e o mini-puma da Daihatsu. Mas parece que entre estes dois teve um modelo intermediário:
http://www.lexicarbrasil.com.br/wp-content/uploads/2015/05/puma13.jpg
Vc sabe se tem mais alguma informação sobre esse protótipo? Que fim levou o bicho?
Ola amigo Felipe,
Primeiro parabéns pela pagina muito interessante. Sou um curioso sobre a industria automotiva brasileira e carro em geral e gostei muito da sua pagina.
Mas passeando pela internet me dei de cara com uma informação que desconhecia. Tinha conhecimento de dois modelos de mini-puma, o primeiro claro é esse do salão de 74 de dois lugares, o segundo é o modelo baseado no Daihatsu. Mas parece que entre estes existiu um modelo intermediário:
http://www.lexicarbrasil.com.br/wp-content/uploads/2015/05/puma13.jpg
Alias muito bom esse site Lexicar.
Vc tem mais alguma informação sobre esse carrinho? Que fim levou o protótipo? Será se tbm foi perdido?
Jan Balder, veja também essas publicações que fiz: http://www.pumaclassic.com.br/2008/12/mini-puma.html
http://www.pumaclassic.com.br/2009/01/reportagens-09.html
http://www.pumaclassic.com.br/2009/09/historia-do-mini-puma-1.html
http://www.pumaclassic.com.br/2011/04/historia-puma-interesse-internacional.html
http://www.pumaclassic.com.br/2015/03/fora-de-area-new-smart-for-two.html
Postar um comentário